Desinformação pode gerar prejuízo ao consumidor (conta da COPASA)

IMAGEM ILUSTRATIVA EXTRAÍDA DO SITE DA COPASA/MG :www.copasa.com.br

Muitas pessoas tem reclamado sobre os valores que estão sendo cobrados pela COPASA em nosso município. Mas o que nós, consumidores, podemos fazer, sobre isso? É claro que podemos tomar algumas atitudes como, por exemplo, acompanhar de perto o funcionamento do hidrômetro.
“Para acompanhar o seu consumo de água basta anotar os números registrados no hidrômetro, desprezando o último na cor vermelha. Depois subtraia este número pela leitura registrada na conta do mês anterior, que está no campo “leitura atual”. O resultado significa seu consumo de água no período entre as duas datas. Isto pode ser feito diariamente, semanalmente ou em outra periodicidade de sua preferência.”
“ – Os números pretos indicam o volume acumulado em m3 (metros cúbicos);
– Os números e ponteiros vermelhos indicam o volume em litros;
– Indicador de movimento tem duas funções:
1 – Teste para confirmação de pequenos vazamentos;
2 – Sensor no processo de calibração em laboratório com sensor ótico.
O desenho do indicador de movimento varia de acordo com o fabricante.” (as informações entre aspas foram extraídas do site da COPASA).

 

COMO FAZER A LEITURA E ACOMPANHAR O SEU CONSUMO

Exemplo:

 

 

 Leitura do hidrômetro : basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras

.

Cálculo do volume de água consumido no período: [36 – 30) = 6m³

 

Isto quer dizer que você gastou 6m³ (metros cúbicos) em 10 dias, ou 0,600 m³ por dia, que é igual a 600 litros. Fazendo a conta, em 30 dias seu consumo será de provavelmente 18m³. É bom lembrar que a COPASA faz a leitura de 30 em 30 dias aproximadamente. (estas informações foram extraídas do site da COPASA)

 

ATENÇÃO: um detalhe importante é que o hidrômetro deve estar acessível ao leiturista, pois se ele não tiver acesso a leitura será feita pela média dos consumos anteriores.

A VANTAGEM DE VOCÊ ACOMPANHAR O CONSUMO É QUE SE PERCEBER QUE O MESMO ESTÁ MUITO ALTO HAVERÁ TEMPO DE COMUNICAR À COPASA ANTES QUE A CONTA VENHA COM O VALOR MUITO ELEVADO. ALÉM DISSO VOCÊ PODERÁ VERIFICAR SE HÁ VAZAMENTO NO INTERIOR DO SEU IMÓVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.