Educação: inaugurações e outros eventos no mês de outubro em São João Nepomuceno
Durante o mês de outubro, dias voltados à Educação em São João Nepomuceno, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, teve a felicidade de entregar a nova estrutura da Escola Municipal “Dr. Péricles Vieira de Mendonça”, no bairro Novo Horizonte.
O novo pavimento já está em funcionamento e atende os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, além de contar com vestiários e um anfiteatro.
Com o descerramento da placa, dona Yorch, primeira diretora da Escola, e o prefeito Ernandes José da Silva revelaram os dizeres da inauguração afixada na parede de entrada do pavilhão. Uma noite de emoções e encontros, entre diretoras, professoras e alunos.
Na manhã de terça-feira (25/10), a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno através dos trabalhos das Secretarias Municipais de Educação e do Desenvolvimento Urbano entregou à população do distrito de Taruaçu, uma nova escola municipal para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos).
No local, a antiga creche foi completamente reformada com construção em alvenaria, e dará lugar ao Pré-Escolar “Dona Itália Cautiero Franco” e a Escola Municipal “Vânia Maria Fávero Barbosa”.
Na cerimônia de inauguração, o prefeito Ernandes José da Silva, ao lado da esposa Rita de Souza Silva, a secretária municipal de Educação, Belkis Cavalheiro Furtado e as filhas de “dona Vaninha”, Ana Maria e Rita compuseram a mesa de autoridades, na qual acompanharam apresentações artísticas das crianças e dos discursos.
INAUGURAÇÃO DA SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA E.M CÍVICO-MILITAR TRÊS MARIAS
A Escola Municipal “Cívico-Militar Três Marias” (CAIC) recebeu autoridades, diretoras, professores, alunos e pais para a cerimônia de inauguração da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no final da tarde de segunda-feira (24/10).
O prefeito Ernandes José da Silva e a esposa Rita de Souza Silva tiveram a incumbência de descerrar o tecido que estava sobre a placa da sala, que comporta diversos equipamentos necessários para um trabalho correto com alunos(as) que necessitam das especialidades.
Em seu discurso, o chefe do Executivo parabenizou o empenho da secretária Municipal de Educação, Belkis Cavalheiro Furtado no sentido de agilizar o início das atividades, dada a necessidade premente desse serviço tão aguardado pela população.
Por sua vez,a secretária Belkis ressaltou a importância da sala AEE, com o objetivo de cumprir e garantir os direitos das pessoas com deficiência para inclusão e interatividade na escola regular.
“Temos a alegria de implantar mais uma sala AEE nas nossas escolas municipais, sala está que estará atendendo estudantes da E.M.”Cívico-Militar Três Marias” e também de outras escolas se necessário. Uma oportunidade aos professores de trabalhar com equipamentos diferenciados. A implantação é feita com recurso próprio da Administração Municipal”, explicou a secretária.
Também fizeram uso da palavra, a coordenadora Margarida com uma introdução sobre o tema do lugar da pessoa com deficiência na sociedade mundial durante a história, seus direitos e conquistas, o vereador de Juiz de Fora e médico, Dr. Antônio Aguiar também elogiou o empenho de todos e teceu elogios à Administração de São João Nepomuceno, que ao seu olhar, é vanguardistas nas ações educacionais da região.
A pedagoga e professora da rede municipal de Ensino de Juiz de Fora, Marcele Marques trouxe inspiração ao público no salão de eventos do CAIC, com um emocionante testemunhal. Ao nascer, Marcele portava uma paralisia que poderia comprometer 80% de seu cérebro e deixá-la até tetraplégica. Mas com garra e superação junto à sua família, a moça conseguiu vencer barreiras, estudar, formar e hoje trabalha com Educação. Marcele mostrou que é possível fazer o impossível, sendo aplaudida de pé no auditório.
Na sequência, o prefeito Ernandes, a esposa Rita, na companhia de sua irmã e filha foram conduzidos junto aos convidados até a sala do AEE para o descerramento do tecido e inauguração. O diretor da escola Carlos Rogério e a vice-diretora Ariana fizeram as honras, e todos puderam conhecer o espaço.
ESTUDANTES DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO NA 33ª FEIRA DE CIÊNCIAS DA UFJF
O município de São João Nepomuceno foi representado por quatro turmas escolares na 33ª Feira de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf) –tema “Bicentenário da Independência: 200 anos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, e todas foram premiadas pelos trabalhos apresentados.
A E.M.”Dr. João Cavalheiro”, do distrito de Roça Grande trabalhou com o tema “Formas de Energia: a evolução das formas de energia ao longo dos 200 anos da Independência do Brasil” e ficou com a 3ª colocação da categoria A, alunos do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental.
A E.M. “Dr. Coronel José Brás” apresentou o tema “Baterias: a evolução aplicações das baterias ao longo dos 200 anos da Independência do Brasil” e ficou com a 2ª colocação da categoria A, alunos do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental.
E a E.E.”Profº Gabriel Arcanjo de Mendonça” (Polivalente) com o tema “A Evolução da Robótica ao longo dos 200 anos da Independência do Brasil”, o 1º lugar na categoria B, alunos do 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, com os alunos Afonso, Geovana, Marina Gabriel e Gabriel Benetti.
A turma do Polivalente da categoria C (Ensino Médio) também esteve na Feira de Ciências com bela participação.
Foram 43 trabalhos inscritos nas três categorias, A, B e C. Na categoria A com alunos(as) do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, Categoria B com alunos(as) do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Categoria C com alunos do Ensino Médio.
“São premiados três trabalhos de cada categoria, portanto são nove trabalhos premiados ao todo, e São João Nepomuceno conquistou três prêmios, ou seja, um terço do total. É para festejar muito esse feito. Parabéns aos nossos alunos. Eles são os protagonistas”, comemorou o professor Carlos Leonardo Alcântara, coordenador do projeto de robótica e ciências das escolas.
4ª FEIRA LITERÁRIA DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO FOI SUCESSO
A realização da quarta edição da Feira Literária de São João Nepomuceno entre os dias 20 a 22 de outubro de 2022 foi sucesso com a presença máximas das escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas do Município.
Na oportunidade, cada educandário trouxe um tema trabalhado com alunos e alunas dentro da literatura, da pesquisa científica e de aperfeiçoamento em sala de aula. Além disso, as escolas apresentaram peças teatrais, de danças e musicais, além de recitar poesias e poemas.
PROJETO DE ROBÓTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARTICIPA DA FEIRA DE CIÊNCIAS DA UFJF
O Projeto de Robótica das escolas municipais de São João Nepomuceno, coordenado pelo professor Carlos Leonardo Alcântara (professor Léo), participou da Feira de Ciências da UFJF, com os alunos das escolas municipais “Coronel José Brás” e “Dr. João Cavalheiro” (Roça Grande) e também da E.E. “Profº Gabriel Arcanjo de Mendonça” (Polivalente), assim representando o projeto que acontece nessas escolas públicas do município.
Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a E.M. “Dr. Coronel José Brás” apresentou um trabalho com tema “Baterias: a evolução aplicações das baterias ao longo dos 200 anos da Independência do Brasil”.
Já a E.M.”Dr. João Cavalheiro” o tema foi “Formas de Energia: a evolução das formas de energia ao longo dos 200 anos da Independência do Brasil”.
A E.E.”Profº Gabriel Arcanjo de Mendonça” (Polivalente) com o tema “a Evolução da Robótica ao longo dos 200 anos da Independência do Brasil”.
“Agradeço o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a direção das escolas envolvidas e aos pais pelo apoio e confiança. E também parabenizo todos os alunos pela brilhante participação” comentou o professor Léo que ainda acrescentou que o resultado sairá nos próximos dias e será publicado nas redes sociais do evento e informado à população.
AS IMAGENS REFERENTES ÀS MATÉRIAS PUBLICADAS PODEM SER VISUALIZADAS NO VÍDEO QUE EXIBIMOS ABAIXO:
NOTA: ESTAS INFORMAÇÕES SÃO BASEADAS EM TEXTOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO PRODUZIDOS PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO (ASCOM), ASSIM COMO AS FOTOS ILUSTRATIVAS