Médica são-joanense dá exemplo de proteção ao meio ambiente e reciclagem de materiais
Por Nilson Magno Baptista
“Passeando” pela rede social Facebook deparamos com interessantes postagens feitas pela Dra. Sonia Maria Mendonça Barbosa relacionadas à questão da coleta e destinação de resíduos sólidos e sua implicação na proteção ao meio ambiente e na geração de recursos econômicos.
Assim, tivemos a oportunidade de recolher algumas declarações feitas pela médica são-joanense, as quais consideramos relevantes:
– “Tenho 63 anos e vivi todas essas décadas ouvindo discursos. Resolvi estudar Gestão Pública para Cidades Inteligentes. Com a grande Mentora Grazi Carvalho e com a engenheira ambiental Francine Ramalho, aprendi sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Como hoje é o último dia para o setor onde moro colocar “entulho” para a limpeza urbana recolher era provável que eu colocasse o que está na foto (abaixo) na porta da minha casa. Mas partindo para a ação, coloquei tudo no carro, fui até o depósito onde descartei tudo, recebi quase R$8,00, passei no restaurante e já trouxe minha quentinha que custou R$12,00. Fui clara?”.
– “As caixas de leite, devidamente higienizadas (foto abaixo), que separei para serem doadas ao Sr. Antônio Barbosa, para o projeto dele, PCdoBEM (fabricando suporte para celulares) com renda revertida em benefício da Paróquia Sagrada Família. Gente, vamos deixar de aterrar dinheiro. Coleta seletiva JÁ!
– “Gente, preciso compartilhar com vocês porque só hoje tive conhecimento do projeto, de iniciativa do Sargento Mourão (ex-instrutor do Tiro de Guerra) com os atiradores e que atualmente é conduzido pelo Subtenente Serejo. Trata- se dá coleta seletiva de resíduos eletrônicos e pilhas. Deverão ser entregues no seguinte endereço: Avenida Carlos Alves, 542. Cidade Nova. São João Nepomuceno. Tel: 3261-1274. De 07:00h às 11:00h, entregas na entrada principal e de 13:00h às 16:00h, entregas pela entrada lateral. Vamos colaborar com mais esse grande trabalho do nosso Tiro de Guerra”
– “Em São João Nepomuceno não está implantado o serviço de coleta seletiva, mas com a nossa participação no processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos isto será possível”
– “Óleo de cozinha usado poderá ser entregue na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Joaquim Murtinho, no antigo prédio da Escola Pestalozzi”.
– “Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Meu despertar para a causa é recente mas aconteceu de forma muito contundente. Embora a sensação é de estar sozinha, sei que é luta de uma vida inteira do nosso querido Helvécio Rodrigues Pereira Filho, o “Vecim” e estar e conversar com ele me motiva a cada dia mais a participar dessa luta e abraçar essa causa. Gente, depois que entendemos o quanto de dinheiro colocamos na nossa porta para que seja aterrado, não conseguimos ter outra atitude a não ser iniciar a coleta seletiva em nossos domicílios. Isto é só uma pequena parte do processo mas eu estou feliz. Eu comecei. Venham conosco!”
Aceitando o convite da Dra. Sonia Maria Mendonça Barbosa nós também estaremos nos engajando a essa importante campanha por ela iniciada e aconselhamos nossos seguidores a fazerem o mesmo.
Que importante esse relato do Nilson da atitude da Dra Sônia. Para acontecer essa mudança – de envolvimento da comunidade na segregação de seus resíduos domiciliares, é imprescindível a participação, envolvimento e divulgação desse tema.