Médica são-joanense dá exemplo de proteção ao meio ambiente e reciclagem de materiais

Por Nilson Magno Baptista

“Passeando” pela rede social Facebook deparamos com interessantes postagens feitas pela Dra. Sonia Maria Mendonça  Barbosa relacionadas à questão da coleta e destinação de resíduos sólidos e sua implicação na proteção ao meio ambiente e na geração de recursos econômicos.

Assim, tivemos a oportunidade de recolher algumas declarações feitas pela médica são-joanense, as quais consideramos relevantes:

– “Tenho 63 anos e vivi todas essas décadas ouvindo discursos. Resolvi estudar Gestão Pública para Cidades Inteligentes. Com a grande Mentora Grazi Carvalho e com a engenheira ambiental Francine Ramalho, aprendi sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Como hoje é o último dia para o setor onde moro colocar “entulho” para a limpeza urbana recolher era provável que eu colocasse o que está na foto (abaixo) na porta da minha casa. Mas partindo para a ação, coloquei tudo no carro, fui até o depósito onde descartei tudo, recebi quase R$8,00, passei no restaurante e já trouxe minha quentinha que custou R$12,00. Fui clara?”.

Este material foi descartado na Rua Juvenal de Matos nº 50, que é uma rua sem saída e com acesso pela Avenida Tiradentes, (a rua da Feira)  (foto extraída do facebook da Dra.Sonia )

 

– “As caixas de leite, devidamente higienizadas (foto abaixo), que separei para serem doadas ao Sr. Antônio Barbosa, para o projeto dele, PCdoBEM (fabricando suporte para celulares) com renda revertida em benefício da Paróquia Sagrada Família. Gente, vamos deixar de aterrar dinheiro. Coleta seletiva JÁ!

Caixas de leite para serem recicladas (foto extraída do facebook da Dra.Sonia)
Suportes para celular (foto extraída do facebook da Dra. Sonia)

– “Gente, preciso compartilhar com vocês porque só hoje tive conhecimento do projeto, de iniciativa do Sargento Mourão (ex-instrutor do Tiro de Guerra) com os atiradores e que atualmente é conduzido pelo Subtenente Serejo. Trata- se dá coleta seletiva de resíduos eletrônicos e pilhas. Deverão ser entregues no seguinte endereço: Avenida Carlos Alves, 542. Cidade Nova. São João Nepomuceno. Tel: 3261-1274. De 07:00h às 11:00h, entregas na entrada principal e de 13:00h às 16:00h, entregas pela entrada lateral. Vamos colaborar com mais esse grande trabalho do nosso Tiro de Guerra”

– “Em São João Nepomuceno não está implantado o serviço de coleta seletiva, mas com a nossa participação no processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos isto será possível”

– “Óleo de cozinha usado poderá ser entregue na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Joaquim Murtinho, no antigo prédio da Escola Pestalozzi”.

Dra. Sonia Maria Mendonça Barbosa (foto extraída da rede social Facebook )

– “Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Meu despertar para a causa é recente mas aconteceu de forma muito contundente. Embora a sensação é de estar sozinha, sei que é luta de uma vida inteira do nosso querido Helvécio Rodrigues Pereira Filho, o “Vecim” e estar e conversar com ele me motiva a cada dia mais a participar dessa luta e abraçar essa causa. Gente, depois que entendemos o quanto de dinheiro colocamos na nossa porta para que seja aterrado, não conseguimos ter outra atitude a não ser iniciar a coleta seletiva em nossos domicílios. Isto é só uma pequena parte do processo mas eu estou feliz. Eu comecei. Venham conosco!”

Aceitando o convite da Dra. Sonia Maria Mendonça Barbosa nós também estaremos nos engajando a essa importante campanha por ela iniciada e aconselhamos nossos seguidores a fazerem o mesmo.

 

 

One thought on “Médica são-joanense dá exemplo de proteção ao meio ambiente e reciclagem de materiais

  • junho 5, 2021 em 2:21 pm
    Permalink

    Que importante esse relato do Nilson da atitude da Dra Sônia. Para acontecer essa mudança – de envolvimento da comunidade na segregação de seus resíduos domiciliares, é imprescindível a participação, envolvimento e divulgação desse tema.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *