Nosso município completa 207 anos sob a proteção do Santo Padroeiro

Por Nilson Magno Baptista

“São João Nepomuceno é conhecido como o “mártir da confissão”. Ele é o padroeiro da boa confissão e dos confessores. É protetor contra calúnias e indiscrições. Também é protetor das pontes, dos trabalhadores das pontes e padroeiro da República Tcheca.

Nasceu em Nepomuk, na Bohemia, região da República Tcheca, entre 1340 e 1350. Ordenou-se sacerdote dominicano e dedicou-se à cidade de Praga, onde ajudava aos pobres e advogava nas causas daqueles que não tinham condições de se defender.

Era o confessor da rainha da Bohemia, cujo marido, Venceslau IV, era um rei dissoluto e sanguinário. Em dado momento o rei quis saber o que a rainha contava nas confissões. São João Nepomuceno recusou-se a quebrar o segredo da confissão. O rei, indignado, mandou que ele fosse torturado. Mesmo assim o padre não quebrou seu voto de segredo sobre as confissões. Por isso o rei mandou que ele fosse queimado e jogado no rio Moldávia, em Praga, sendo atirado de cima de uma ponte. 16 de maio é comemorado como o dia em que São João Nepomuceno “nasceu” para o Céu” (Este resumo foi escrito com base em uma matéria publicada no site www.cruzterrasanta.com.br)

Estátua do Santo Padroeiro São João Nepomuceno, que será inaugurada e abençoada oficialmente amanhã, 16 de maio de 2022 (foto: ASCOM)

Amanhã, 16 /05 , nossa São João Nepomuceno, a cidade “Garbosa” de Minas Gerais, faz aniversário, que será comemorado festivamente com a seguinte programação:

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno (ASCOM)

NOTA: EM UMA DAS CRECHES QUE TERÃO NOVAS SALAS INAUGURADAS, UM BLOCO DESSAS SALAS RECEBERÁ O NOME DE ÁVILA ROSANA DE CASTRO CARMO AZEVEDO.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.