Forum de São João Nepomuceno: notícia no presente e no passado

No último dia 15 (quinta-feira), o presidente da O.A.B de São João Nepomuceno, Dr. Galvão Duarte , informou por meio do programa de Luiz Carlos Dutra, na Rádio Difusora,numa reportagem de Andersom Faria, que nossa Comarca será agraciada com a construção de um novo prédio para o Forum, em terreno a ser doado pelo município, situado próximo ao  SESI/SENAI. Fomos procurá-lo para saber maiores detalhes da notícia e ele nos explicou que, dentro de uma área de aproximadamente cinco mil metros quadrados onde o novo Forum será erguido, o município estará doando uma parte para a construção das sedes locais do Ministério Público e da O.A.B (Ordem dos Advogados do Brasil). Segundo Dr. Galvão, o projeto deste  “complexo judiciário”, já está finalizado , faltando apenas a aprovação do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) que já tem aprovados os recursos financeiros para iniciar as obras. Dr.Galvão destaca a importância dessa obra para o nosso município , representando uma excepcional melhoria na qualidade dos serviços, acessibilidade, funcionalidade para os usuários e funcionários da Justiça local, não deixando também de enaltecer o grande empenho do prefeito Ernandes José da Silva, que empreendeu viagens a Belo Horizonte, reunindo-se com autoridades no sentido de concretizar esse grande benefício para a população são-joanense.

História do Fórum Ananias Varela de Azevedo

O  jornal de Juiz de Fora, “Folha Mineira”, de 13 de maio de 1959 , estampou em sua primeira página a seguinte notícia : “ No próximo dia 16, o município de São João João Nepomuceno estará regorgitando de festas, quando comemorará o “Dia do Município”, devendo contar com a presença de altas autoridades do Estado, como sejam o Governador Bias Fortes, senador Benedito Valadares, secretários, deputados federais e estaduais, além de grande número de prefeitos das cidades circunvizinhas”.

Do Programa dos Festejos que o jornal publicou consta, entre outras solenidades o seguinte:

“Bênção e inauguração do Forum “Ananias Varela de Azevedo”, discursando na oportunidade, o Dr. Nagib Ayupe, Prefeito Municipal, o Dr.Francisco Zágari, Presidente da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados; o Dr.José de Castro  Azevedo, Juiz de Direito Secional da 4ª Zona Judiciária do Estado em exercício nesta comarca e filho do saudoso Desembargador Ananias Varela de Azevedo. Encerrará a solenidade a palavra do Governador Bias Fortes”

Nota: O Forum “Ananias Varela de Azevedo” foi inaugurado pelo Prefeito Dr. Nagib Camilo Ayupe em 16 de maio de 1959, porém a construção do mesmo se deu na administração do prefeito Dario de Castro Medina (de 31/01/ 1955 a 31/01/1959) conforme nos informou seu filho Dr.Paulo Roberto de Gouvêa Medina, à época estudante de Direito. Um fato interessante é que o futuro advogado Paulo Roberto de Gouvêa Medina, entrevistou naquele dia, pela Rádio Difusora de São João Nepomuceno, o governador Bias Fortes e o Dr.Tancredo de Almeida Neves, que o acompanhava na ocasião como componente do seu secretariado.

(A IMAGEM DO FORUM QUE ILUSTRA ESTA MATÉRIA FOI CEDIDA PELO VEREADOR NEI MEDINA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.