O paraíso é logo ali …

Sim, o paraíso é logo ali, a menos de dois quilômetros, dependendo de onde você esteja na cidade. Trata-se de um local de propriedade do casal Luciana e Rogério. Uma paisagem de tirar o fôlego, animais como porcos,vacas, cabras, coelhos, galinhas, patos, marrecos, cães e pássaros vivendo livres na natureza. A propriedade se dedica principalmente à produção e comercialização de leite de cabra.

Lembrança da hora da ordenha como era feita tempos atrás, com a presença do avô da atual proprietária (Foto cedida por Luciana Chaves)

Luciana conta que a propriedade está com a família desde que seu avô a adquiriu, em 1972. Nasceu e foi criada no sítio, sendo que anos depois o mesmo lhe foi dado de presente pelo avô. Formada pela Escola Agrotécnica de Rio Pomba como Técnica em Agropecuária, a jovem assumiu com prazer a responsabilidade de administrar a propriedade junto com o marido e o privilégio de viver próximo à natureza, ouvindo o canto dos pássaros e respirando ar puro.

Um projeto ecologicamente correto

Preparando o terreno para início do projeto (Foto: Luciana Chaves)

Luciana, depois de um certo tempo dedicando-se apenas à criação de caprinos (comercializando o leite das cabras) além de suínos, começou a projetar a implantação, em sua propriedade, de um sistema agroflorestal criado por um estudioso agricultor chamado Ernest Gotschi , que consiste no plantio de várias espécies de plantas num espaço coletivo, sem uso de agrotóxicos e aplicando apenas adubos orgânicos, aproveitando também restos de poda de árvores e outras espécies vegetais. Atualmente vem executando o primeiro passo do projeto, que é a escolha e preparo do espaço onde colocará em prática o segundo passo, que é o plantio e o manejo da área escolhida. O interessante é que os simpatizantes da causa ecológica podem acompanhar o projeto.

Conhecendo o Recanto Chaves, de Luciana e Rogério

O que eles têm ainda a oferecer

Entrada do “Recanto Chaves” pela Avenida Noêmia Procópio Loures – Morro do Marimbondo (Foto: Luciana Chaves)

Está sendo finalizado o trabalho de preparação de trilhas para caminhada, como uma alternativa saudável e segura para uso das pessoas adeptas dessa atividade. O diferencial é que, no sítio, isso é feito longe da poluição, do trânsito na rodovia e, acima de tudo, ouvindo o canto dos pássaros, convivendo com os animais e curtindo uma paisagem privilegiada.,

Cabras pastando próximo ao local onde serão realizadas as caminhadas (Foto: Luciana Chaves)

A ideia dos proprietários é criar um grupo de pessoas que seriam cadastradas e receberiam um tratamento apropriado como amigas e defensoras da natureza. Não há nenhum custo para se inscrever no projeto, o que se pede, apenas, é que os participantes deem preferência aos proprietários na aquisição de produtos como ovos, leite,peixes, hortaliças ou saboreando um sortido café da manhã, caso seja seu desejo, pois não é obrigatório.

Essas atividades deverão ser iniciadas a partir de setembro.

O que você acha disso? Entre em contado com o Recanto Chaves para saber mais detalhes. Ligue (32) 998187492.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.