Jairo Nogueira Furtado: um homem e suas realizações
Por Nilson Magno Baptista
O ser humano foi colocado por Deus na terra com a finalidade de realizar algo de bom para si e para seus semelhantes. Foi o que sucedeu com Jairo Nogueira Furtado, que veio ao mundo a 13 de abril de 1950, no Rio de Janeiro, vindo com os pais (Maria do Carmo Nogueira Furtado e Alceu Henriques Furtado) para São João Nepomuceno com um ano de idade. Fez seus primeiros estudos na Escola Estadual “Dona Judith de Mendonça”. Passou pelo Ginásio São João (depois Instituto Barroso) , sendo que o Científico ele cursou na Academia , em Juiz de Fora.
Já na infância, Jairo demonstrou interesse pela prática esportiva, inicialmente pelo Botafogo F.C local, passando depois ao voleibol. Mais tarde integrou a equipe de voleibol do Mangueira F.C, pelo qual foi vice-campeão mineiro, anos 1966 e 1967, tendo sido convocado como levantador para a Seleção Mineira. Mais tarde veio a participar da equipe do Sport Club Juiz de Fora.
Jairo foi casado com Edinah Lélis Leite Furtado, com quem teve os filhos Francisco e Izabella. Deixou também um neto: Bernardo. Seus irmãos: Rita de Cássia, Mauro, Luciana, Rogério (falecido) e Paula.
Jairo começou suas atividades profissionais junto com sua mãe, Maria do Carmo, na empresa “Paraiso do Bebê” e, mais tarde, tendo a mãe e a irmã Rita de Cássia como estilistas, apoiado pelo cunhado José Maria, impulsionado uma nova empresa: Confecções Poupée. Também atuou junto à confecção Prisma. Foi criador da lavanderia Tropical, considerada uma das maiores no segmento “jeans” do país. Além disso, participou da implantação da empresa JJR Bordados Eletrônicos.
Jairo Nogueira teve também participação destacada na vida pública são-joanense: foi Provedor do Hospital São João, Presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município (de 23 de abril de 1976 a 02 de março de1978). Eleito vereador em 1976 e empossado em 31 de janeiro de 1977, logo no primeiro mandato foi Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em 1981 ocupou a presidência da Câmara por mais uma vez. Mais tarde foi candidato a Deputado Estadual e a Prefeito de São João Nepomuceno, porém não obteve êxito. Ainda na vida pública, o último cargo exercido por Jairo Nogueira Furtado foi o de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de São João Nepomuceno, no primeiro mandato do prefeito Ernandes José da Silva (2017/2020)
Lamentavelmente, vitimado por uma grave doença, aos 73 anos, Jairo Nogueira Furtado deixou este mundo material no dia 12 de maio passado, causando enorme pesar no meio familiar e também entre amigos e admiradores.
NOTA: NA FOTO DE CAPA (AUTORIA DE JUNIOR DETONI) VEMOS JAIRO NOGUEIRA FURTADO, JUNTO AO PREFEITO ERNANDES, INAUGURANDO A SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR, NO PRÉDIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENO ECONÔMICO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO
Meu pai, meu heroi. O mundo é menor sem ele. Só gratidão por ser seu filho. Obrigado pela linda homenagem.
Kiko, convivi com seu pai desde minha infância na rua do “Sarmento”, pois nossas famílias eram vizinhas. Jairo merecia não apenas uma matéria, mas um livro. Poucos hoje sabem da importância que seu pai teve na política são-joanense por ter defendido os moradores dos morros, dos bairros mais pobres, onde a falta d’água era uma rotina. Graças ao trabalho dele como vereador muitas mudanças aconteceram, como a contratação da Copasa para cuidar do tratamento e distribuição da água potável em nosso município. Por isso digo que o JAIRO merece que eu escreva sobre ele um livro. Quem sabe eu, com 68 anos e problemas de locomoção, ainda tenha disposição para essa empreitada. Seu pai nunca sairá do meu coração e do meu pensamento, graças à admiração que sempre tive por ele. Forte abraço. Do seu amigo e também admirador Nilson Magno Baptista