Secretaria de Desenvolvimento de S.João Nepomuceno : ações em apoio à Economia local

Por Nilson Magno Baptista

Como todo bom mineiro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de São João Nepomuceno, Jairo Nogueira Furtado, nunca faz muito alarde sobre suas ações e tem como filosofia de vida que, mais importante do que falar é fazer. E muito foi feito desde o início de sua posse como responsável pela Secretaria, sendo que sua equipe também é merecedora de destaque.

Ações empreendidas desde 2017

1 – Parceria com a Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região em diversas ações;

2 – Criação da Sala Mineira do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE ( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais) e Agencia de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região. O objetivo da Sala Mineira do Empreendedor é o atendimento rápido e essencial aos cidadãos e principalmente aos MEI (Micro Empreendedor Individual) como:

3 – Abertura Geral; CNPJ; fornecimento das guias: DAS (documento de arrecadação social) atualizadas ou em atraso; Declaração Anual; Parcelamentos; Cadastramento no Auxílio Emergencial e Acompanhamento.

4 – Convênio com a JUCEMG na abertura de empresas, facilitando e diminuindo o tempo de abertura, analisando e aprovando ou não a localização do negócio;

5 – Revitalização do SINE (Sistema Nacional de Emprego), funcionando desde maio de 2017, facilitando a vida das pessoas, por meio de acesso rápido, no sentido de conseguirem carteiras de trabalho, seguro desemprego, e outros, evitando gastos com translados para Juiz de Fora, inclusive atendendo nove cidades da região. Desde fevereiro deste ano as Carteiras de Trabalho se tornaram digitais, assim como o Seguro Desemprego. Antes disso o SINE São João Nepomuceno já havia confeccionado 1.300 CTPS não digitais.

SEGURO DESEMPREGO

ANO

QUANTITATIVO

2017

948

2018

1422

2019

1315

2020 (JANEIRO A MARÇO)

284

ATENDIMENTO ONLINE

911

FONTE: SINE – SÃO JOÃO NEPOMUCENO

NOTA: É IMPORTANTE DESTACAR QUE O SINE DE S.J.NEPOMUCENO ATENDE 9 (NOVE) CIDADES DA REGIÃO E QUALQUER OUTRA PESSOA QUE PROCURE SEUS SERVIÇOS. ENTÃO, OS DADOS DE SEGURO SÃO MAIORES MESMO QUE OS DADOS DE DEMISSÕES.

– Atividades do PROCON em 2019

ATIVIDADE

QUANTITATIVO

Notificações e Ofícios

300

Dúvidas de Consumidores e atendimentos presenciais

1680

Atendimentos Telefônicos

1254

FONTE: PROCON SÃO JOÃO NEPOMUCENO

5 – Pela primeira vez o município de São João Nepomuceno foi contemplado com o ICMS Turístico, em uma parceria com a Agência de Desenvolvimento e o Circúito Caminhos Verdes de Minas.

6 – Parceria entre Agência de Desenvolvimento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a construção de um site, com o objetivo de promover nossa cidade, nossas empresas e instituições com seus produtos, turismo: divulgando hotéis, bares, restaurantes, eventos e informações gerais úteis.

7 – Feira Local, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial;

8 – Central de Negócios e Compras.

CADASTRO DE ABERTURA DE EMPRESAS NA PREFEITURA DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO :

 – No ano de 2017 foram 34O empresas;

–  No ano de 2018 foram 334 empresas;

– No ano de 2019 foram 376 empresas;

– No ano de 202O foram, até junho, 130 empresas.

TOTAL DE EMPRESAS CRIADAS NESSE PERÍODO: 118O EMPRESAS

OBSERVAÇÃO: A PROJEÇÃO É DE QUE, ATÉ DEZEMBRO DESTE ANO, O NÚMERO DE NOVAS EMPRESAS CHEGUE AO TOTAL DE 15OO (MIL E QUINHENTAS) ENTRE PESSOA FÍSICA, PESSOA JURÍDICA, MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, SOCIEDADE EMPRESARIAL LTDA E SOCIEDADE SIMPLES (ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS/OUTROS)

SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR:

A Sala Mineira do Empreendedor, no período de pandemia, vem auxiliando outros setores da Prefeitura como PROCON,SINE e a própria Sala Mineira, desenvolvendo um trabalho de parceria para que possa servir bem os munícipes, em uma média de 820 atendimentos entre: CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, SEGURO DESEMPREGO, ORIENTAÇÕES E MONTAGEM DE PROCESSO PARA ATENDIMENTO NO PROCOM, MICRO EMPRESARIOS INDIVIDUAIS (ABERTURAS E ATUALIZAÇÕES), acompanhamento ao ICM TURISMO e outros.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São João Nepomuceno fica na Rua Joaquim Murtinho, 67 (antigo prédio da Pestalozzi e o telefone de contato é (32) 3261-4853.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.