Vereador Nei comemora manutenção do Horto Florestal

No último dia 13 , quarta-feira, representantes do IEF-MG (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais) estiveram reunidos com o prefeito Ernandes José da Silva para tratar de assuntos relativos à situação do Horto Florestal de São João Nepomuceno. Nesse encontro o prefeito Ernandes – apoiado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, José Maria Quina – sinalizou positivamente sua disposição em firmar parceria com o órgão ambiental estadual no sentido de dar continuidade aos serviços prestados pelo Horto Florestal, não só ao nosso município como à microrregião, sendo que, em breve, esta  parceria deverá ser formalizada oficialmente.

Como o vereador Nei Medina é entusiasta da causa ambiental e defensor da continuidade dos serviços no Horto Florestal, solicitamos a ele uma declaração sobre o assunto, ao que nos foi respondido o seguinte:

“Trata-se de um momento muito importante para o nosso município e região. Em especial para mim que desde a minha eleição, em 2016, venho sonhando com a possibilidade desta parceria, pois, já em 2015, havia rumores do encerramento das atividades do Horto Florestal em nossa cidade. Então, em janeiro de 2017, no primeiro mês como Vereador, procurei a Vanda, Gerente do IEF local, e o Ricardo Itaborahy, Diretor de Cultura do município, e fizemos uma visita ao Horto para estudarmos possibilidades e ações que poderiam ser realizadas caso o IEF-MG formalizasse parceria ou cedesse aquele espaço ao município de São João Nepomuceno.

Em resumo: após o encontro do Prefeito Ernandes com Daniela Souza, Diretora de Conservação e Recuperação de Ecosistema do IEF-MG, e outros membros da diretoria na capital mineira e, também, da superintendência de Ubá, estou convencido de que a parceria será concretizada antes mesmo do término do corrente ano.

Também observei, entre outras coisas, uma grande preocupação da Daniela em deixar evidente que, mesmo com a parceria da Prefeitura Municipal junto ao Horto, o IEF-MG continuará sendo parte atuante no projeto, deixando bem claro que a instituição, em especial em São João Nepomuceno, continuará tendo como principal função a prestação de serviço. Disse ainda sobre a importância do envolvimento das Escolas do Município e Região no que se refere à consciência ambiental, além da criação de áreas de convivência.

Pude verificar a preocupação do Prefeito Ernandes no que diz respeito ao apoio a Agricultura Familiar, contemplando linha de produção de mudas voltada para o produtor e a comunidade. Ou seja, estar atendo às necessidades do produtor identificando se ele quer, por exemplo, mudas de palmito, ou café, goiaba, banana… Em resumo, conhecer ou reconhecer a outra “ponta” da parceria. Além da continuidade da produção de árvores nativas, jardinagens e projetos de arborização de praças, escolas, jardins domésticos…

A efetivação desta pareceria, sem dúvidas, reduz a zero a possibilidade do encerramento das atividades do Horto Florestal em São João Nepomuceno, e acena com uma enorme conquista para nossa cidade e região, visto que sem esta união o processo seria interrompido. Ganha o meio ambiente, ganha São João Nepomuceno, ganham municípios vizinhos… Ganhamos todos nós.

Obrigado pela oportunidade e um forte abraço a todos.”

 

 

One thought on “Vereador Nei comemora manutenção do Horto Florestal

  • novembro 15, 2019 em 4:43 pm
    Permalink

    Notícia muito boa, vinda num momento em que as palavras extinção, acabar com, descontinuação viraram rotina dos governos, principalmente o federal… e mais é importante a produção de mudas num momento de necessidade de reflorestamento e consciência ambiental.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.