Antigo Instituto Barroso é transformado em Escola Municipal “Dona Prudenciana Faustina de São José”
Por Nilson Magno Baptista
O Prefeito Municipal de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva, assinou, na data de 22 de agosto de 2022, o Decreto nº 3904, que dispõe o seguinte: “ A unidade de ensino criada através da Lei Municipal 3442, de 27 de dezembro de 2021, situada na rua Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça, nº70, passará a denominar-se Escola Municipal “Dona Prudenciana Faustina de São José”.
Quem foi Dona Prudenciana Faustina de São José
De um texto redigido pelo Dr. José Carlos Henriques Barroso extraímos alguns trechos que fornecem interessantes informações sobre essa exponencial figura da nossa história:
“ Dona Prudenciana Faustina de São José nasceu em 08 de agosto de 1853, em plena época da escravatura, era filha de Domingos Henriques de São Nicácio e de Maria Balduina Pereira Alvim. Seu avô paterno Domingos Henriques de Gusmão foi um dos fundadores de São João Nepomuceno e daí todo o seu desprendimento e caráter de benemerência e idealismo. Casou-se com o viúvo Comendador José Soares Valente Vieira, e desse casamento lhe veio a única filha Francisca Cristina Soares”
“ Dona Prudenciana era uma menina como as demais de sua geração, foi criada na fazenda, cercada de seus familiares e sob o regime e os costumes da rigidez, quando toda donzela era criada e educada para o matrimonio.
Quando a cidade carecia de escolas e o povo de instrução, pois saber ler e escrever era privilégio de poucos, cabendo somente aos mais aquinhoados, quando a mulher avistava esta possibilidade muito remotamente pois a cultura não lhes importava e sim as prendas domesticas, para assim se dedicar ao marido de corpo e alma lhes dando muitos filhos para aumentarem e enriquecerem o clã”
“Dona Prudenciana era uma predestinada, de temperamento discreto, meio fechada, sem grande cultura, gostava de aprender e de ensinar, mulher de fibra e de grande coragem, foi ela responsável direta pela construção nos moldes arquitetônicos da época – isso em 12 de fevereiro de 1912 – de um prédio para abrigar jovens ávidos pela instrução em São João.
Assim, dispondo da quantia de $40:000.000 (quarenta mil réis) constrói e entrega à comunidade, em 1913, o edifício que fora construído para abrigar o ensino secundário em nosso município.
As aulas tiveram início e o educandário recebeu o nome de Ginásio São Salvador tendo somente começado as aulas do curso normal.
Em 23 de setembro de 1913 pelo Decreto de nº 4014 do Governo Estadual, foi criado o curso normal, com as regalias da Escola Normal da Capital da Província de Minas Gerais”.
“ Para a consecução de seu ideal contou Dona Prudenciana com a colaboração do Dr Augusto Gloria Ferreira Alves e de José Henriques Pereira Brandão o Coronel Zeca Henriques então Agente Executivo, que faz a doação do terreno pelo Decreto 339 de 20.11.1911”.
“ Dona Prudenciana Faustina de São José era dona de espírito muito avançado e evoluído para a época não pertencendo ao meio cultural e educacional, mas numa visão incomum como que inspirada por Deus realiza grandiosa obra e a entrega para que a comunidade são-joanense dela pudesse desfrutar”.
“ Em reconhecimento ao seu feito, pelo Decreto de nº 4.028, seu nome fica perpetuado, pois o Ginásio São Salvador passa a se chamar Escola Normal Dona Prudenciana”.
“ Dona Prudenciana faleceu em 07 de dezembro de 1933 aos oitenta anos de idade e uma de suas netas Ana Lina Soares Valente (D. Lina Valente) contava a muitos que à época da construção do edifício da Escola Normal, sua avó da janela e da sacada de sua residência do largo da matriz (recentemente demolida), sentada numa cadeira de rodas acompanhava de binóculos as obras e ao cair da tarde também por muitas vezes contemplou o belo edifício que mandara edificar. Dona Lina com muito carinho assim se referiu a sua avó: “Tudo que nossa avó fez, foi com amor e por amor.”, provando que Dona Prudenciana ainda deixou também como legado a seus descendentes e a todo povo são-joanense a maior prova de altruísmo e de seu amor à juventude sendo reverenciada também como exemplo de mulher visionária neste grande e belo cenário histórico de São João Nepomuceno”.
Dona Prudenciana Faustina de São José ,a partir da publicação do Decreto 3904, de 22 de agosto de 2022 , assinado pelo prefeito Ernandes José da Silva , tem agora o seu nome perpetuado na Escola Municipal que funcionará no prédio do qual ela foi a responsável pela construção.
Nosso agradecimento à Secretária Municipal de Educação, Belkis Cavalheiro Furtado, por ter feito chegar às nossas mãos as preciosas informações contidas no texto de autoria do Dr. José Carlos Henriques Barroso, pertencente á família que dirigiu por muitos anos o antigo Instituto Barroso e que também exerceu a função de professor naquela Casa.
O prédio já está em reforma há alguns meses e espera-se que a nova unidade escolar do município possa entrar em funcionamento nos primeiros meses de 2023.