José Roberto Luércio Retondar : ” São-joanense do Ano”

JOSÉ ROBERTO LUÉRCIO RETONDAR E A ESPOSA MARIA CÉLIA (IMAGEM EXTRAÍDA DO FACEBOOK)


 Estamos lançando o título “São-joanense do Ano”, que será conferido a pessoas que tiverem atuado em prol do bem-estar, entretenimento, cultura e informação daqueles que vivem em nossa comunidade. Este ano de 2017 o agraciado com o título foi o Sr. José Roberto Luércio Retondar.
Biografia do homenageado
Nascido em São João Nepomuceno no dia 17 de março de 1959, José Roberto Luércio Retondar é filho do casal José Retondar e Maria Aparecida Luércio Retondar. Tem dois irmãos: Aluísio Luércio Retondar e Marco Antônio Luércio Retondar . É casado com Maria Célia de Souza Retondar e o casal tem dois filhos: Roberta Aparecida Souza Retondar e José Augusto Souza Retondar.
Nosso homenageado fez seus estudos no então Grupo Escolar Dona Judith de Mendonça, no Ginásio “Dr.Augusto Glória” e no Instituto Barroso, respectivamente, em nossa cidade. No setor profissional prestou serviços, de 08/10/75 a 17/03/79 na empresa Calçados Sylder Ltda.; no período de 02/04/79 a 29/08/80 prestou serviços a uma empresa de Petrópolis (RJ) e de 01/09/80 a 10/01/88 exerceu atividades na indústria de Calçados Dessan.
 DIPLOMA CONFERIDO POR NETINHO SOARES .FOTO: ROBERTA RETONDAR

 

Em 2009 foi homenageado com o titulo “Expressão Qualidade” conferido por Netinho Soares, colunista esportivo do jornal “Voz de S.João”.

Como radialista, outra atividade por ele exercida como colaborador, realizou plantões esportivos cobrindo os seguintes campeonatos Liga Atlética Ubaense (LAU), Liga de Cataguases (LEC), Liga de Leopoldina, Liga de Visconde do Rio Branco, Liga de Muriaé e Liga de São João Nepomuceno, Campeonato Brasileiro séries A,B,C e D, Campeonatos Mineiro, Carioca e Paulista, além da Copa Panorama (antiga TV Panorama) e da Copa Alterosa de futebol.

 No programa “Bola no Ar”, da Rádio Difusora de São João Nepomuceno, José Roberto, realizava participações diárias também como colaborador, levando aos ouvintes comentários sobre o futebol local e regional. Na Rádio Criativa, juntamente com o companheiro Luciano Falador, manteve, como voluntário um programa esportivo que conquistou grande audiência. Atualmente apresenta o programa “JR Comunicando”, na Rádio Cultura, onde soube conquistar um grande número de ouvintes, graças à sua maneira simples, alegre e carinhosa de tratar as pessoas. JR, como é mais conhecido, teve ainda participação destacada, colaborando como plantonista esportivo na Rádio Cataguases (programa Marco Antônio Baiano) e na Rádio Jornal de Leopoldina (programa Jairo Fernandes).

JOSÉ ROBERTO AO MICROFONE DA RÁDIO CULTURA (IMAGEM EXTRAÍDA DO FACEBOOK)
JOSÉ ROBERTO E LUCIANO “FALADOR” (IMAGEM EXTRAÍDA DO FACEBOOK)
Outras atividades
Representando a Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência José Roberto Luércio Retondar atua como membro do Conselho Municipal de Saúde de São João Nepomuceno onde, nas reuniões, tem apresentado importantes reivindicações visando a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência (AAPCDEF), José Roberto, como membro efetivo do Conselho Fiscal, tem atuação destacada e imprescindível, pela sua dedicação à causa de defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Superação
 
Nosso homenageado, em dezembro de 1986, por conta de uma doença dos olhos, perdeu totalmente a visão, mas superou esse infortúnio de forma magnífica e não desistindo da luta enfrentou todos os problemas que foram surgindo, conseguindo criar honrosamente os filhos Roberta e José Augusto, ambos atualmente alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora: ela, na área de Assistência Social e ele na de Música, com especialização em violoncelo.
NILSON MAGNO BAPTISTA (EDITOR DESTE BLOG) COM JOSÉ ROBERTO E SUA ESPOSA MARIA CÉLIA EM EVENTO SOCIAL (FOTO: EDITE BAPTISTA)

 

Como se ainda não bastasse, José Roberto, com ajuda da dedicada esposa Maria Célia, cuida da mãe, de 91 anos e do sogro, de 86.  JR também é dono de uma memória prodigiosa, conseguindo “guardar” dezenas de números de telefones, assim como uma infinidade de informações importantes, apesar de ter sido privado da capacidade de ler, porém com uma audição cada dia mais aprimorada.

                      Por Nilson Magno Baptista

One thought on “José Roberto Luércio Retondar : ” São-joanense do Ano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.