Municipalização da Escola Estadual “D.Judite de Mendonça” trará benefícios para a comunidade são-joanense

Por Nilson Magno Baptista

Preocupados com a apreensão gerada no município por parte de pais de alunos, professores e funcionários da Escola Estadual “D. Judite de Mendonça”, cujo processo de Municipalização foi concluído recentemente, entramos em contado com a Secretária Municipal de Educação, Sra. Belkis Cavalheiro Furtado. Os esclarecimentos colhidos por nós foram os seguintes:

 

– O prédio, situado na Rua Presidente Getúlio Vargas, no centro, passará por uma reforma completa, sendo também contemplado com a construção de novas instalações, sem prejuízo do estilo original;

 

– Os alunos serão realocados nas escolas municipais e estaduais;

 

– Outra novidade que está no projeto é a criação do horário integral.

 

Sobre o fato de o educandário ser tradicional no município, fazendo parte da nossa história, a sra. Secretária nos tranquilizou ao informar que esse detalhe será, com certeza, respeitado, sendo que o nome ficará preservado, modificando-se apenas o “layout” das letras que serão inseridas na nova fachada.

 

Tomamos ainda conhecimento de que o processo de municipalização das escolas de nosso estado vem ocorrendo já há vários anos, tendo inclusive sido instituído inicialmente em diversas escolas do município, sendo também que algumas se mantiveram com o mesmo nome e outras foram extintas.

 

A Constituição de 1988 já havia estabelecido essa orientação para todas as escolas brasileiras que atuam no ensino básico e no fundamental, assim como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em vigor desde 1996.

 

 

 

Um pouco de História:

 

A Escola Estadual “Dona Judite de Mendonça foi criada por meio do Decreto nº 4571, de 06 de maio de 1955, sendo que, simultaneamente, na mesma edificação funcionou por muitos anos a Escola Noturna “Carlos Chagas”.  Muito tempo antes, em 15 de novembro de 1893, foi iniciado o funcionamento, na mesma localização, com duas alas, dos cursos primários das Escolas “Baronesa de São João Nepomuceno” e “João Teixeira”. Muito importante é ressaltarmos que o antigo Grupo Escolar “Cel. José Brás” também funcionou neste local por vários anos, até a inauguração do novo prédio, situado na atual Praça Coronel José Brás.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.