Região de Carlos Alves receberá importantes obras nas estradas

O projeto está inserido no Plano de Ações do Pro-mananciais / 2020, através do Convênio de Cooperação Técnica entre a COPASA/MG e a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, tratando-se de um serviço de adequação das estradas rurais pertencentes à micro-bacia do ribeirão Carlos Alves.

As ações a serem realizadas são:

– Limpeza da vegetação às margens da estrada; para isso utiliza-se a moto-niveladora, que faz a remoção da vegetação; a retro-escavadeira para carregamento do material retirado e o caminhão para transporte do material até local apropriado. A conformação  do leito, de modo que o mesmo fique mais caído para um dos lados ou caído para os dois lados (abaulado), ou seja, de forma que a enxurrada sempre corra nas margens da estrada e não no centro e nem forme poças d’água;

– O cascalhamento será realizado principalmente nos pontos mais críticos, como trechos com maior declividade e locais com formação de barro, para evitar que a estrada fique escorregadia nos dias de chuva.

– Abertura de “bigodes e sangradouros” nas margens das estradas para escoamento das águas de enxurradas;

– Execução de lombadas para direcionamento de enxurradas nas margens das estradas e nos extremos dos “bigodes ou sangradouros;

– Abertura de Bacias de Captação de enxurradas nas margens das estradas e no extremo dos “bigodes e sangradouros” opostos às estradas , para deposição do material lixiviado das estradas pelas enxurradas.

O tempo de execução de serviço será de 1.260 horas utilizando as máquinas/veículos. A manutenção será realizada em um trecho com percurso aproximado de 45 km.

 

O Programa Pró Mananciais através do Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA) de São João Nepomuceno esteve com o procurador geral do município, Dr. Michel Alves de Souza, na sede da Prefeitura Municipal, na manhã de ontem (10/3), para a assinatura do Plano de Trabalho que irá compor o Convênio de Cooperação Técnica entre a COPASA e o município.

Nota: a imagem de capa mostra o traçado da estrada onde os serviços serão realizados

(FONTE: ASCOM (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE S.JOÃO NEPOMUCENO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.