Titular da SETTRANSP , Diego Rodrigo da Silva, faz relato de suas ações iniciais

Por Nilson Magno Baptista

Estas foram as informações que nos foram fornecidas pelo titular da Secretaria de Trânsito, Transporte, Segurança e Posturas Municipais, sr. Diego Rodrigo da Silva :

Atuação da SETTRANSP (Junho 2022)

SETTRANSP :

  • Atualmente é a responsável por gerir toda a frota do município. São mais ou menos 85 veículos, entre carros, ônibus, caminhões e máquinas.

 

  • Além disso, ficam vinculados à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes, Segurança e Posturas Municipais:

 

Transporte Escolar:

  • Diariamente quase 200 alunos são transportados dos mais diversos pontos da cidade e distritos para as nossas escolas. São atualmente 13 rotas diárias de transporte rural de alunos nosso município, além de uma rota para alunos especiais;
  • Diariamente centenas de alunos universitários são transportados para as faculdades particulares e para a federal de JF, além daqueles que são transportados para a Federal de Viçosa a cada 15 dias;
  • Lembrando que a prefeitura assumiu todo o transporte de universitários para JF gratuitamente, nesse ano de 2022;
  • Projeto PAIS: Diariamente cerca de 300 alunos transportados;
  • Transportamos também os alunos das escolinhas de futebol do município;
  • Transportamos ainda o pessoal do Tiro de Guerra;
  • Transportamos, no mês de junho, integrantes do parlamento jovem da Câmara Municipal;

 

Transporte Saúde:

  • Em relação à saúde, temos ônibus que vão a JF diariamente, transportando pacientes para os mais diversos hospitais daquela localidade, além do transporte emergencial em veículos menores;
  • De segunda a sábado temos também o transporte dos pacientes que fazem hemodiálise. Saindo às 04:00 da manhã e retornando às 13:30;
  • Além de terça, quinta e sábado, em que ocorre o transporte de pacientes para hemodiálise das 08:00 às 18:00 horas e das 14:00 às 21:00 horas;
  • Ônibus que saem diariamente para JF para transporte de pacientes e respectivos acompanhantes às 05:00 da manhã e às 11:00 da manhã;
  • Diariamente são mais de 150 pacientes transportados;
  • Remoções e altas podem acontecer a qualquer momento. As remoções têm sempre prioridade.

 

Trânsito:

  • Enviamos à Polícia Civil um ofício solicitando a realização de estudo de uma nova área para que sejam realizados os exames para alunos que querem tirar sua habilitação. Esse pedido foi feito após inúmeras solicitações de moradores do bairro Alto dos Pinheiros, que estão preocupados com o intenso fluxo de veículos naquele local;

 

  • Foi enviado à Prefeitura , após um estudo da diretoria de trânsito do município, um ofício indicando possíveis alterações na praça Carlos Alves, para melhorar o fluxo de veículos naquele local;

 

 

  • Fizemos também uma cobrança junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em relação à instalação de redutores de velocidade em algumas ruas do nosso município, que inclusive já receberam a placa de “Quebra-molas”;
  • Diversas trocas e instalações de placas de sinalização foram feitas ao longo do mês de junho (instalação de placas na praça do São José), além de renovação da pintura em algumas outras ruas, incluindo a rua São Bento, Rua Dr. Gouveia, entre outras;
  • Outros estudos também têm sido feitos em relação a instalações de placas de “proibido estacionar” na rua General Mourão, na avenida Tiradentes e na rua Comendador Gregório;
  • Contamos com a ajuda da população, nos fazendo as indicações necessárias para que possamos analisar os pedidos.

 

Outros serviços:  âmbito municipal:

 

  • Autorização para estacionamento de idoso e deficiente (documento com foto);
  • Autorização para deficiente permanente, não visível (laudo médico);
  • Autorização para deficiente temporário (laudo médico informando o período da deficiência);
  • Autorização para Gestante: A partir do 6° mês de gestação, logo após o de lactante;
  • Autorização para emplacamento de veículo de aluguel (gratuito);
  • Interdição de ruas;
  • Cadastro de taxista, se trocar de veículo;

 

  • A municipalização do trânsito depende da CETRAN aprovar o relatório que o município enviou no ano passado;

 

Transporte Urbano Coletivo:

  • Contrato renovado em razão de interesse público com a Bassamar;
  • Subsídio mensal de R$ 6.000,00

 

Defesa Civil:

  • Podas emergentes foram realizadas na avenida Israel Pinheiro com o auxílio do agente de trânsito do município.
  • Poda emergencial em árvore na rua Sidney Batista, em frente a uma escola infantil. Árvore apresentava risco, pois seus galhos estavam secos.
  • Os funcionários da defesa civil passaram por treinamento de boas práticas da defesa civil e de prevenção a desastres naturais (desmoronamento, enchentes…) ao longo do mês de maio/junho;
  • Com o apoio de populares, a Defesa Civil atuou no combate a um incêndio de pequenas proporções, na rua Getúlio Vargas, no dia 24/06/22. Felizmente ninguém se feriu gravemente.
  • Defesa civil atuou para apagar incêndio também em depósito no Bairro Três Marias, dia 25/06, com o auxílio do caminhão pipa, que recentemente recebeu melhorias.
  • O plano de contingência está pronto e será apresentado até o fim desse ano.
  • Foi feito um apelo solicitando colaboração da população, para que não coloquem fogo nos terrenos e quintais com mato alto;
  • Verificação dos extintores dos órgãos públicos.

 

 

Fiscalização de posturas:

  • A Settransp ainda vai receber um Agente Fiscal, que ficará responsável pelas posturas no município (comércio ilegal, ocupação irregular das vias), entre várias outras ocorrências;

Brigada dos Bombeiros:

  • Caminhão dos bombeiros recebeu pintura. E esperamos que em breve ele possa estar ajudando no combate a incêndios em nosso município. O fato dele ter ficado parado por muito tempo tem atrapalhado um pouco, pois isso gerou alguns problemas mecânicos e na parte elétrica;
  • O caminhão terá suas mangueiras trocadas por estarem vencidas;
  • As parcerias com Defesa Civil e Samu estão mantidas em vigor.

 

Convênios:

Polícia civil

Polícia militar

Consep

Bombeiros

 

Telefones de contato

Diretoria de trânsito: 3261 – 2600

Garagem (Transporte): 3261 – 5732

Plantão Defesa Civil: (32) 99943 – 8167

Whatsapp Trânsito: (32) 99976 – 0748

NOTA: Diego Rodrigo da Silva já atuou como Secretário de Desenvolvimento Econômico, setor em que realizou um ótimo trabalho.

Outro fato que se deve destacar é que Diego, antes de assumir algum cargo na atual administração já havia conseguido junto à EPAMIG, doação para a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno de um rolo compactador que vem sendo utilizado em trabalhos da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano. Nessa ação, concluída com sucesso junto à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Diego contou com a decisiva colaboração do são-joanense Ricardo Oliveira.

 

Rolo compactador doado pela EPAMIG à Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno

 

 

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