Associação dos Aposentados indicada ao Prêmio Nacional Zilda Arns

 

Criado em setembro de 2017 e regulamentado pelo Ato da Mesa Diretora da Câmara Federal 209/2017, o Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa concedido a até cinco homenageados. Seu nome homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou, também, no Ministério da Saúde,

A Associação de Aposentados e Pensionistas de São João Nepomuceno (AAPSJN) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 30/01/1992, atualmente com aproximadamente 2 mil associados e dependentes, cujo objetivo é fomentar atividades multidisciplinares para a garantia dos direitos dos idosos, em particular dos aposentados do município de São João Nepomuceno e outros adjacentes, localizados na região das vertentes em Minas Gerais.

A AAPSJN é indicada ao prêmio na medida em que atua como entidade transfonadora da realidade e da saúde – física e psicológica – da população idosa da região, ao promover orientações, campanhas, atendimentos, procedimentos e cirurgias gratuitas e/ou a preços acessíveis, ao suplementar o Sistema Único de Saúde (SUS), a apoiar o cumprimento de políticas públicas aos idosos e a evitar deslocamentos dispendiosos a centros urbanos maiores.

A AAPSJN disponibiliza atendimentos especializados, mediante convênios com profissionais internos em sua sede, em clínica geral, angiologia, geriatria, dermatologia, ortopedia, psiquiatria, cardiologia, urologia, endocrinologia, nutrição, psicologia, fisioterapia manual e a laser, etc., além de exames de eletrocardiograma e eletroencefalograma, contabilizando aproximadamente 3.000 exames e mais 7.000 atendimentos médicos anuais.

Há atuação efetiva em diversos projetos. Destaca-se o projeto itinerante da área de oftalmologia, denominado “carreta da visão”, em que há 02 carretas e outros veículos de apoio, que formam centros móveis de exames e cirurgias de cataratas com lentes importadas, tendo sido realizados mais de 400 procedimentos até hoje.

Importantes também os inúmeros projetos intermitentes e temáticos, a exemplo do “coração saudável, saúde legal”, com atenção de pressão arterial e nível de glicemia de idosos em distritos, vilas e povoados da região mineira, com aproximadamente 800 procedimentos.

A premiação vai ao encontro das aspirações e ações, quando em vida, da honrosa médica que dá nome ao prêmio, Zilda Arns, ao confirma e reconhecer os esforços daqueles que efetivamente busquem a melhoria da qualidade de vida e saúde à população idosa.

(FONTE : JORNAL DA AAPSJN – JULHO DE 2019 – ANO X – EDIÇÃO 30)

One thought on “Associação dos Aposentados indicada ao Prêmio Nacional Zilda Arns

  • julho 27, 2019 em 12:13 am
    Permalink

    Quem indicou? Acho o trabalho interessante, só que em São João tem entidades com mais méritos, que fazem filantropia e sobrevivem de doações e não de contribuições mensais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.