Cada placa, uma rua e uma história

Por Nilson Magno Baptista

Tomamos conhecimento de um fato que muito nos entristeceu, pois se configura como um descaso à nossa história. Trata-se de uma placa de rua da cidade que foi encoberta – não se sabe por quem – com  uma pintura à base de cal, chamada popularmente de “caiação”, em um muro do Parque de Exposições “Hercílio Ferreira”. A placa em questão contém a denominação de Rua “José Zeferino Barbosa”, que foi prefeito de nossa São João Nepomuceno.

Assim que tomamos conhecimento do fato, entramos em contato com nosso amigo vereador Nei Medina de Oliveira que, logo depois, se comunicou com o secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Luís Fernando Araujo Furtado,na última quinta-feira (02/07) solicitando providências No dia seguinte o funcionário Flávio Fontenelle compareceu ao local e realizou a limpeza da placa , assim como a retirada de uma vegetação que havia crescido próximo a ela.

A placa antes da limpeza (Foto; Nei Medina)
A mesma placa depois da limpeza (Foto: Nei Medina)

Quem foi o prefeito José Zeferino Barbosa?

José Zeferino Barbosa ocupou o cargo de Prefeito Municipal de São João Nepomuceno no período de 1973 a 1976.

Algumas ações empreendidas pelo prefeito José Zeferino Barbosa, conhecido popularmente como “Zé Salu”, foram, entre outras, as seguintes:

– Doação de terreno para instalação da torre de telefonia da TELEMIG em nosso município (1973);

– Obras de preparação do local para a construção da Escola Polivalente, que receberia depois a denominação de       Escola Estadual “Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça” (1973);

– Lançamento da pedra fundamental do Polivalente (04/11/73);

 

FOTO: PROFESSOR, FOTÓGRAFO E PESQUISADOR EDUARDO AYUPE (REPRODUÇÃO). FONTE: “VOZ DE S.JOÃO”

 

 

 

– Inauguração do Polivalente (25/02/1975);

Foto da sessão da Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizada na Escola Polivalente por ocasião de sua inauguração em 25 de fevereiro de 1975. Da esquerda para a direita vemos: vereador Odilon Carneiro Leão;governador Rondon Pacheco, prefeito José Zeferino Barbosa; Dr.José Vagner Fávero, uma pessoa que não identificamos; Sr.Augusto Veiga; repórter José Luiz de Carvalho e Sr. Milton Murilo Veiga. Foto: “Voz de S.João”, reproduzida por Eduardo Ayupe

 

– Convênio com a Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina para extensão de rede elétrica até ao distrito de Carlos Alves (1976);

– Doação de terreno ao governo estadual para a construção da Escola Estadual “Oswaldo Cruz” (1976);

– 2ª,3ª,4ª e 5ª Exposições Agropecuárias (lembramos que o Sr.José Zeferino Barbosa era vice do Prefeito Hercílio Ferreira quando foi instalada a 1ª Exposição Agropecuária no município de São João Nepomuceno).

“NÃO EXISTE FUTURO PARA UM POVO QUE NÃO PRESERVA SUA MEMÓRIA” (G.J.B)

 

One thought on “Cada placa, uma rua e uma história

  • julho 7, 2020 em 1:52 am
    Permalink

    Obrigado, Nilson pela iniciativa !!! Obrigado, Nei !!! Obrigado Fernando e Flavinho !!! Nós, da familia de José Zeferino Barbosa, nos alegramos com o cuidado com a placa que leva o seu nome !!! Ficou muito mais bonita e valorizada, né?
    Abraço

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.