História de uma ponte e uma estrada com previsão de final feliz

Por Nilson Magno Baptista

Na minha época de juventude eu e um grupo de amigos gostávamos de fazer longas caminhadas pela nossa região. Nós íamos muito para o lados do antigo Curtume e, seguindo pela mesma estrada, chegávamos até um antigo rancho de pescaria que havia às margens do Rio Novo, na propriedade do Sr. Joaquim Furtado. Pelo mesmo caminho, mais tarde, começamos a frequentar um lugar conhecido como “Barite”, na localidade de Córrego de Santana. No meio desse caminho tinha uma ponte, sobre a qual passavam os trilhos da estrada de ferro da Leopoldina, mais tarde incorporada à Rede Ferroviária Federal. Essa obra era composta de pilares de pedra e cimento, de cerca de 9 metros de altura e, apoiados  nesses pilares, sobre travessões de ferro, corriam as linhas de trem.

Muitas vezes nós fazíamos grande parte do trajeto, andando no próprio leito da ferrovia, apesar do forte calor, pois achávamos que por ali o caminho era mais curto, até o Curtume – sempre nossa primeira parada. Isso foi em meados da década de 1970, início da década de 80.

De lá para cá muitos e muitos veículos por ali trafegaram, mas a estrada era muito estreita, sinuosa e repleta de pedras, herança do antigo leito da ferrovia. Com o passar dos anos e o aumento do tráfego, a estrada foi se tornando mais perigosa e os usuários tinham muita dificuldade ao percorrê-la, ora por causa das chuvas, ora por causa das ondulações, buracos, pedregulhos soltos em seu leito, durante a estação seca. Tinha também a questão da ponte, maltratada pelos muitos anos de uso e necessitando de uma reestruturação geral.

 

Finalmente, neste ano de 2020, a estrada recebeu cuidados especiais e, finalmente, a ponte está sendo reformada a pedido do atuante vereador Nei Medina de Oliveira ao Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, sr. José Maria Quina,  contando ainda com  o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que tem à frente o Engenheiro Milton Salgado Filho. O prefeito Ernandes acompanha de perto os trabalhos.

 

ABAIXO EXIBIMOS O VÍDEO EM QUE O VEREADOR NEI MEDINA DE OLIVEIRA DIVULGA O INÍCIO DOS TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DA PONTE E IMPORTANTE MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE USO DA ESTRADA, EM UM TRABALHO QUE VEM RECEBENDO APLAUSOS DA COMUNIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.