Rodrigues & Melo, uma empresa pequena, mas com bela e emocionante história

Por Nilson Magno Baptista

É nos momentos difíceis que se conhece a capacidade das pessoas de superar obstáculos e alcançar o sucesso em qualquer empreendimento.

A empresa funciona na avenida Tiradentes, nº 21,centro, no local onde está instalada a feirinha da ARTECA (Associação dos Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros) de São João Nepomuceno. Tem como produto principal o Café Rodrigues e Melo, “o puro sabor”, mas também comercializa queijo, biscoitos veganos ,rosquinhas de nata, açúcar mascavo, entre outros.

Leia o que diz Vania Melo, titular da empresa, sobre como tudo começou: “ a ideia de trabalhar com café surgiu nos passeios aos domingos na feira. Eu e minha amiga Alcina Rodrigues sempre íamos na feira, e lá via-se de tudo. Alcina é funcionária pública aposentada e eu, na época, era Conferente de uma empresa privada. Sou camponesa, nascida em Carlos Alves, distrito de São João Nepomuceno; sai de lá em 1998. Alcina é são-joanense e morava em Juiz de Fora: aí tivemos a ideia de trabalhar com café moído na hora. Começamos a provar e pesquisar os tipos de café, e optamos pelo café arábica, classificação bebida dura, extraforte. Fundamos a empresa em 20 de janeiro de 2018, e começamos a vender na porta de onde eu morava, na rua principal do bairro Santo Antônio, em Juiz de Fora. Começamos a vender também para: amigos, comércios, padarias, mercadinhos…. Em 2019 mudamos para São João Nepomuceno, onde montamos a lojinha na Feirinha da ARTECA, que estava totalmente parada, muitas lojinhas fechadas, precisando de pinturas, placa de identificação para as pessoas saberem onde funciona a Arteca, uma Associação de Artesãos da cidade. Alcina e eu conversamos muito com o Éder, presidente da Associação, e pedimos para pintar a lojinha do café, demos a ideia a ele de deixar os outros ocupantes das lojas pintarem suas lojinhas das cores que quisessem, para ficar tudo colorido.

Esta foto, que retrata o colorido da ARTECA, nos moldes do Caminito, de Buenos Aires, é de autoria de Serjão Missiagia, especialista em fotografar as belezas são-joanenses em seus mais interessante ângulos

Lembramos de uma viagem que fizemos à Argentina(Buenos Aires), em 2018, e lá fomos a um local chamado “ Caminito”, onde as casas são todas coloridas. Registramos a empresa com a Razão social: Vânia de Melo, e como nome do produto “ Café Rodrigues & Melo” com slogan “O PURO SABOR”, tendo como endereço no documento: Rua Nicanor Nogueira n.162, bairro Vale do Sol São João Nepomuceno”.

Alcina Rodrigues e sua sócia Vânia Melo mostrando os produtos na loja do Café Rodrigues & Melo, “o puro sabor”

Vânia, antes de se tornar Microempreendedora Individual, trabalhou nas empresas Park Sul (Matias Barbosa) e Becton Dickinson (Juiz de Fora). Um fato que também consideramos de relevância, em termos humanos, é que a atual titular do Café Rodrigues & Melo, desde 2007, cuida do tio idoso, Sr.Sebastião, que considera como um pai.

Vânia Melo e seu tio Sebastião, que ela considera como um pai

 

História do Café

Do continente africano ao Brasil, séculos se passaram e o café ganhou seu espaço. Na antiguidade árabe, foi utilizado por monges para resistir ao sono enquanto oravam e para aumentar a força de seus guerreiros. Na Europa foi proibido aos cristãos por ser considerado pelo Papa uma bebida impura. No Brasil encontrou sua redenção, sendo levado à mesa não só dos brasileiros, mas de muitos países. Devido à fertilidade de nossas terras o café brasileiro se tornou o mais conhecido em todo o mundo, sendo sinônimo de requinte e qualidade. Assim, tenha em sua mesa o autêntico café, saboreie o seu puro sabor. Conheça o Café Rodrigues & Melo, “o puro sabor do café”.

NOTA: A PRIMEIRA FOTO (ARTECA COLORIDA) QUE APARECE NO VÍDEO ACIMA É DE AUTORIA DO FOTÓGRAFO SÃO-JOANENSE SERJÃO MISSIAGIA

 

3 thoughts on “Rodrigues & Melo, uma empresa pequena, mas com bela e emocionante história

  • junho 28, 2021 em 2:04 pm
    Permalink

    Fantástica a reportagem! Parabéns Alcina e Vania. Estamos juntas pra divulgar essas delícias!

    Resposta
  • junho 28, 2021 em 6:30 pm
    Permalink

    Nilson Magno todas suas matérias são ótimas, mostrando o de melhor na nossa cidade, aqui tem muitos Micro Empreendedores pois deveriam divulgar no seu site, sua empresa, trabalho, e produtos!

    Resposta
  • junho 28, 2021 em 11:31 pm
    Permalink

    O trabalho dessas meninas é de primeira !!!!!!! Tudo é de excelente qualidade! Elas trabalham muito para manter a qualidade dos produtos que comercializam! Vale a pena experimentar!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *