S.João Nepomuceno lança maior projeto cultural da sua história: “Cidade da Música”

Por Nilson Magno Baptista

Nossa cidade sempre foi privilegiada pela abundância em talentos musicais, porém nossos antigos administradores jamais se dedicaram com tamanha força à valorização desses artistas que são o “ouro da casa”. A par da existência dos músicos podemos nos orgulhar também, de todos aqueles que orbitam em seu entorno, como os atores, os autores teatrais, os compositores, os técnicos de áudio e vídeo, e tantos outros.

ACIMA VEMOS O SECRETÁRIO DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS, SR. LEÕNIDAS DE OLIVEIRA, DURANTE SUA PARTICIPAÇÃO NA VIDEOCONFERÊNCIA DE LANÇAMENTO DO PROJETO “CIDADE DA MÚSICA”

Para o lançamento desse espetacular projeto, participaram hoje (10/09), com início às 10 h, de uma videoconferência transmitida ao longo de quase duas horas – pelo canal aberto do Youtube do Polo Audiovisual da Zona da Mata – várias personalidades ligadas ao meio. Pudemos ouvir os pronunciamentos do Secretário de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), Leônidas Oliveira; do Gerente do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva; do Técnico Regional do SEBRAE/MG, Marco Antônio Mendonça; dos representantes da empresa ENERGISA; do Prefeito Ernandes José da Silva;  do Vice-Prefeito Sebastião Carlos Barbosa; do Diretor Municipal de Cultura, Aldo Torres; do ex-Diretor Municipal de Cultura, Ricardo Itaborahy Soares; dos representantes do Fórum da Música da Zona da Mata; dos representantes do grupo Seresta ao Luar; do cantor e compositor Emmerson Nogueira; do Procurador Geral do Município, Dr.Michel Alves de Souza, entre outros.

Cantor e compositor Emmerson Nogueira durante sua participação na videoconferência de lançamento do Projeto “Cidade da Música”

No encerramento da videoconferência o ex-Diretor Municipal de Cultura, Ricardo Itaborahy Soares, que é músico da melhor qualidade, emocionou a todos ao apresentar-se tocando um chorinho de autoria do seu saudoso avô “Nenem’ Itaborahy, ou Sebastião Itaborahy Sobrinho, também um dos grandes expoentes da música são-joanense.

Ex.Diretor Municipal de Cultura, Ricardo Itaborahy Soares participando da videoconferência de lançamento do projeto

O que é projeto o “Cidade da Música”?

O projeto “Cidade da Música” é uma iniciativa de um potente grupo de profissionais locais do setor musical, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e com a Associação de Música no Interior (A.M.I). A Ideia é diversificar a economia da cidade e fortalecer a integração de profissionais da música e do audiovisual da Zona da Mata Mineira.Ao longo dos próximos meses acontecerão dezenas de ações culturais, com serestas, “lives” musicais, encontros de compositores, mostras de música instrumental, workshops, rodas didáticas de choro, entre outras atrações.

 

Serão desenvolvidas diversas atividades artísticas e de formação dentro do universo da música, que devido ao momento serão realizadas de forma remota, com transmissões pela internet, seguindo todos os protocolos de segurança pelos seus participantes e público.

 

O pontapé inicial do Projeto será com o evento “São João ao luar”, atividade que acontecerá já neste mês de setembro, com a realização de cortejos de serenata pelas ruas dos distritos de Taruaçu, Roça Grande, Carlos Alves, Ituí, Araci e centro de São João Nepomuceno, quando o público será convidado a assistir a performance das janelas de suas casas, como forma de garantir o distanciamento social.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO (ASCOM)

 

 

 

 

2 thoughts on “S.João Nepomuceno lança maior projeto cultural da sua história: “Cidade da Música”

    • setembro 10, 2020 em 9:31 pm
      Permalink

      Realmente, um trabalho conjunto cuja idealização foi feita no início da administração do Ernandes, e agora, felizmente, começará a funcionar em benefício dos nossos artistas. Fiquei muito feliz!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.